Campos do Jordão com crianças – Parte I

6 de Setembro de 2013

Hoje o dia é de dica de passeio com crianças. Mas, porque não uma dica de viagem com crianças?

Desde que minha filha completou um ano, meu marido e eu costumamos fazer pequenas viagens de final de semana com ela. E, em um final de semana de setembro de 2012, fomos para Campos do Jordão. Na época, a minha filha tinha 2 anos e 7 meses.

Como Campos do Jordão é próximo a São Paulo, chegamos ao destino na sexta-feira a noite para voltarmos no domingo. Meu marido e eu já conhecíamos o local, e escolhemos Campos do Jordão pelos passeios kids friendly que a cidade oferece.

Sábado

Chegamos à pousada escolhida no início da madrugada, e a minha filha que já estava dormindo, passou a mal. Ela teve enjoo e vomitou. No início da manhã, conversando com a dona da pousada, a mesma informou que é muito comum a mudança de latitude causar náuseas e enjoos em crianças e idosos. Portanto, fica a dica: leve um jogo de lençol e toalhas extras, para caso isso aconteça.

Escolhemos a Pousada Jardon para nos hospedar, e gostamos muito da pousada. Esta pousada tem boa localização, pois está a apenas 800m do centro de Capivari. Oferece quartos decorados, janelas acústicas, aquecedor de ambiente, banheiro com secador de cabelos, estacionamento e café da manhã. No momento da reserva da pousada, solicitei que um berço fosse disponibilizado em nosso quarto. E, ao chegarmos ao local, fui surpreendida com banheira com suporte para uso da minha filha. Adorei!

No primeiro dia visitamos o centro de Capivari, polo turístico da cidade. Na praça central, encontramos fusquinhas de aluguel para as crianças. A minha filha se divertiu muito com a experiência. Recomendo!

 

Em seguida, visitamos a Estação Emílio Ribas e atravessamos a cidade de Maria Fumaça, em um percurso de 4 km. Foi o primeiro passeio de Maria Fumaça da minha filha, e ela fala sobre esta experiência até hoje!

O almoço foi na varanda do restaurante do Hotel Estoril, também no centro de Capivari. Um momento maravilhoso, com música ao vivo, em clima de muita tranquilidade. Depois do almoço, fizemos compras pelos chalés que vendem malhas, chocolates caseiros, produtos artesanais e souvenirs, passeamos aos arredores do lago do Morro do Elefante, e voltamos para a pousada para descansarmos.

O jantar foi no restaurante Krokodillo, um restaurante temático próximo da pousada. A entrada é a boca de um crocodilo, e há vários crocodilos espalhados pela fachada. Dentro do restaurante há uma pequena fonte, repleta de miniaturas de crocodilos, e as crianças recebem um crocodilo de borracha como lembrança da visita ao local. A minha filha ficou entretida durante todo o jantar. Eu super-recomendo o restaurante, pois além de sairmos do comum, o rodízio de fondue é divino! Uma dica importante é a forma de pagamento, pois o restaurante não aceita cartões. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cheque.

No mês de setembro os dias podem ser quentes, mas as noites em Campos do Jordão costumam ser sempre mais frias que em São Paulo. Durante a nossa estadia na cidade, os termômetros marcaram 8 °C.

Domingo

No domingo, aproveitamos para conhecer o Parque da Floresta Encantada, o Pico do Itapeva e a Ducha de Prata.

O Parque da Floresta Encantada é um local simples, de 12.000 metros quadrados de área, com várias casinhas. Tem a Casa dos Coelhos, das Bonecas, das Bruxas, da Branca de Neve, entre outras. Quando visitamos o parque, algumas casinhas estavam em reforma, como a Casa dos Anjos, por exemplo. O gramado do local é bem conservado, mas há muitas peças quebradas e empoeiradas dentro das casinhas. Durante a nossa visita, vimos dois personagens, eram a Bruxa e a Branca de Neve. A visita valeu a pena, porque a minha filha adora brincar em casinhas, e se divertiu bastante! O custo da entrada é quase simbólico, se tratando de Campos do Jordão.

A vista da cidade durante a subida para o Pico do Itapeva, já vale a visita ao Pico. Com mais de 1.800 metros de altitude a vista é maravilhosa. Lá também tem muitos chalés para compras. Foi durante a visita ao Pico do Itapeva que a minha filha andou a cavalo pela primeira vez. O passeio a cavalo também não é caro, e as crianças adoram!

Visitamos também a Ducha de Prata, onde encontramos mais opções de chalés para as compras. As duchas artificiais conferem um visual maravilhoso para lindas fotos. Como o sol estava forte, pudemos nos refrescar nos respingos d´água. Há alguns bancos no local que permitem o visitante relaxar escutando o som das águas caindo. Local simples, mas muito gostoso também.

O almoço foi no restaurante Le Capivari Restaurant, também no centro de Capivari. Ambiente calmo, familiar e com música ao vivo. Como almoçamos tarde, já era hora de voltarmos para São Paulo.

E você, já pensou em aproveitar para curtir esse friozinho que ainda está fazendo na cidade de Campos do Jordão?

Tome nota das dicas e confira mais detalhes sobre a cidade, aqui!

Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário