Cisto hemorrágico

13 de Julho de 2015

Lá no comecinho do ano, no dia 23 de janeiro, havia feito um ultrassom e nele constou um pequeno cisto de apenas um lado do ovário (sem sintomas). Assim, a médica orientou-me dizendo que não necessitaria de tratamento, que os cistos aparecem e desaparecem naturalmente. Por isso, não havia me preocupado.

Voltamos da nossa viagem para Ilha do Mel (posts sobre a viagem aqui, aqui e aqui) no dia 26 de abril. No dia 27 de abril convidei alguns amigos para comemorarmos o meu aniversário aqui em casa e no dia 28 de abril comecei a sentir um grande desconforto, como uma cólica menstrual. Mas peraí, eu não estava no período pré-menstrual ou menstrual para sentir cólica. Foi então que no dia 30 de abril fui até o Pronto Socorro me queixar da dor que a esta altura já tinha ultrapassado todas as dores causadas por todas as cólicas menstruais que já tive na vida. Na madrugada do dia 30 a dor foi muito forte e veio acompanhada de sangramento. O exame de ultrassom realizado no Pronto Socorro revelou um cisto hemorrágico. Na verdade, dois cistos, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

“Cisto hemorrágico é uma bolsa cheia de líquido presente no ovário de algumas mulheres, que pode apresentar sangramento das suas próprias paredes, para o seu interior, enchendo-se de sangue ou jorrando sangue para o ovário. Os cistos hemorrágicos aparecem e desaparecem naturalmente ao longo dos ciclos menstruais, e geralmente não apresentam sintomas nem necessitam de tratamento. Porém, nos casos mais graves pode ser necessário cirurgia.”

Durante a nossa viagem e na semana que seguiu senti náusea, cansaço, tonturas e muita, muita sensibilidade nas mamas. Se não fosse o incômodo do lado esquerdo e direto da barriga, até poderia pensar que um irmãozinho para a Maria Eduarda viria por aí. Mas, foi a fortíssima dor acompanhada de sangramento que me fez ter certeza de que algo estava errado.

Cisto hemorrágico

“Os sintomas do cisto hemorrágico no ovário podem ser:

  • Dor do lado esquerdo da barriga, quando há cisto hemorrágico no ovário esquerdo;
  • Dor do lado direito da barriga, quando há cisto hemorrágico no lado direito;
  • Cólica;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Atraso da menstruação;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Sinais de anemia como fraqueza, palidez, cansaço ou tonturas;
  • Sensibilidade nas mamas.

Estes sintomas surgem quando o cisto fica muito grande, devido ao acumulo de sangue no seu interior, causando pressão nas paredes do ovário, e são mais evidentes durante a menstruação. Quando um cisto hemorrágico se rompe pode haver ainda sensação de queimação na barriga. Neste caso é recomendada uma consulta médica urgente com um ginecologista.

Geralmente o tratamento do cisto hemorrágico consiste no uso de analgésicos, sob orientação médica, pois os cistos tendem a desaparecer naturalmente ao fim de 2 ou 3 ciclos menstruais. Sacos de água quente, almofadas de aquecimento e gelo podem ser aplicados na região pélvica para estimular a circulação sanguínea e aliviar a dor e a inflamação.

Os anticoncepcionais orais também ajudam no tratamento do cisto hemorrágico no ovário, pois diminuem a produção dos hormônios que estimulam o crescimento do cisto.

Em caso de rompimento do cisto hemorrágico há dor abdominal intensa e pode ser necessária uma cirurgia por laparoscopia para remover o cisto e parar a hemorragia. A recuperação da cirurgia é de aproximadamente 2 semanas.

O cisto hemorrágico não se torna câncer no ovário. A consulta com o médico ginecologista é muito importante para serem realizados exames e ser questionada a história familiar, principalmente em mulheres com história na família de câncer no ovário.”

Fonte: Tua Saúde

Fiz tratamento com anti-inflamatório durante 5 dias e também usei bolsa térmica de gel para aliviar a dor intensa. A hemorragia durou os mesmos 5 dias e não foi necessária laparoscopia para remover o cisto.

Ao consultar minha ginecologista, foi pedido um novo ultrassom transvaginal que apresentou o mesmo resultado do anterior, mesmo após um ciclo. Após a primeira crise, houveram mais duas, no dia 13 e no dia 17 de junho. Portanto, ainda queixando-me de dor, a médica ginecologista pediu um novo exame, chamdo ressonância magnética da pelve, para investigação de possível endometriose.

Assim, acabo este post, mas não acabo a história. Por isso, logo volto para contar para vocês.

Um abraço,

Mari.

18 comentários

  1. mari ferreira

    descobri a um mes um cisto hemorragico no ovario direito descobri por acaso porque estou querendo ter outro filho e fiz um ltrasom transvaginal ..que evidenciou cisto hemorragico com volume no ovario de 31.5 cm…nao tenho hemorragia somente nauseas e fraqueza e a mama ficou bastante sensivel,,,fui a tres ginecologistas um quer tirar meu ovario…o outro me passou bi profenid por 10 dias e tenag durante 60 dias e apos isso repetir o ultrasom,,ja a terceira medica disse que o tenag nao ajuda em nada e pediu p eu repetir a ultrasom e indica a cirurgia para remoçao o cisto e nao do ovario,,,,estou confusa…..

  2. Danielle Amaral

    A cirurgia é muito perigoso? eu tenho é preciso de uma operação

    • Mari Marchesin

      Olá Danielle,
      Felizmente não precisei fazer a cirurgia, como contei neste post: http://www.desafiomamae.com.br/um-milagre-aconteceu.
      Se realmente fizer a cirurgia e desejar dividir esta experiência conosco, envie e-mail para contato@desafiomamae.com.br que publicarei o seu relato.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço,
      Mari.

  3. Sâmela Paranaguá Viegas Vasconcelos Faria

    ^Qual anti-inflamatório vc tomou? vc teve filho?

    • Mari Marchesin

      Olá Sâmela, não me recordo o nome do anti-inflamatório. Sim, logo em seguida engravidei como contei no post “Um milagre aconteceu” (http://www.desafiomamae.com.br/um-milagre-aconteceu).
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço, Mari.

  4. Mariara Santos

    Olá Tudo bom?
    Então estou com esse mesmo problema, e ainda tive um gestação ectopica, espro poder engravidar denono.

    Mas como é essa ressonância pelvica? vc fez com contraste? doeu?

    Abraços e bjs

    • Mari Marchesin

      Olá Mariara,
      Sim, fiz com contraste. Não doeu. Apenas temos que ficar quietinhas na máquina.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço, Mari.

  5. Edineia Protz

    Olá . Fiz ecografia e apareceu um cisto no ovário direito com 140 cm. O medico disse que precisa de cirurgia devido ao tamanho . Estou com dúviadas , asereá que com remédio não resolve ?

    • Mari Marchesin

      Olá Edineia,
      Infelizmente não sei responder à sua pergunta. Talvez passar com outro médico para ter uma segunda opinião lhe trará mais segurança.
      Um abraço, Mari.

  6. Diana

    Boa noite.
    Estou desesperada, fui ao médico e ele me pediu um transvaginal.
    No exame saiu: Ovário direito para-uterino de contornos regulares, limites precisos e textura sólido-cística. Medindo 5,58×5,52cm com volume de 57,82 com cubico. ( referencia 3 a 12 cm cubico)

    F.S.D. Livre.

    Hipótese diagnóstica Ovario direito dimensões aumentada por conta de formação císticas ( cisto hemorrágico? Endometriose?)

    IIsto é sério estou muito angustiada.

    • Mari Marchesin

      Olá Diana, desculpe-me pela demora para responder!
      Tive endometriose e as únicas informações que tenho sobre o assunto são a respeito da minha experiência. Se estiver insegura consulte um especialista, é sempre válida uma segunda opinião médica.
      Sinta-se abraçada.
      Um beijo, Mari.

  7. tatine rodrigus

    Meninas descobri que estou com cisto hemorragico ovario esquerdo estou sentido dores não sei o que fazer ,pois so tenho consulta na próxima semana.

    • Mari Marchesin

      Olá Tatine,
      Em caso de dor o melhor é se dirigir para um Pronto Socorro. Melhoras!
      Abraços,

  8. Dioneri

    Estou sangrando ha teze dias devido um cisto no útero acompanhado de muita cólica ja tomei uma cx de remédios p parar o sangramento mas ñ adiantou ñ sei oque faço pois estou muito fraca me ajudem

    • Mari Marchesin

      Olá Dioneri,
      Neste caso o melhor é se dirigir para um Pronto Socorro. Melhoras!
      Abraços,

  9. Janaina

    Bom dia, tbm descobri que estou com cisto hemorrágico no ovário esquerdo que está aumentado de volume 109,cm3 e senti apenas cólicas e sensibilidade nas mamas, minha GO disse q ele some de 2 a 3 meses e me passou ibrupofeno e repouso total para não ocorrer o rompimento. Hj após 5 dias de descoberto o cisto, estou sangrando na cor marrom escuro, porém não sinto nada. Liguei p médica ela falou que esse sangue não tem haver com o susto. E pediu p fazer outra ultra na próxima semana. Estou um pouco nervosa!
    Assim q voltar na consulta com o resultado dá ultra volto aqui.

    • Mari Marchesin

      Olá Janaina,
      Estamos torcendo pela sua saúde.
      Um abraço, Mari.

  10. jenniffer

    Estou na mesma situação, sangrando muito quase o mês todo com sintomas similiar de gravidez enjoo nauseas etc minha barriga esta do tamanho de uma gestante de 4 ou 5 meses, meu corpo inchando a cada dia chego no pronto socorro de Itaquera exatamente no hospital Waldomiro de Paula conhecido como Planalto, no dia 4 de junho de 2017 passei com uma médica mal humorada disse que eu estava apenas menstruando sendo que sangrei todos esses dias Junho

    Dia 16 / 20 / 29

    Agosto
    Dia 02 / 04 em diante …

    E hoje já é dia 6 e continuo com dores e sangrando!!!

    ESSE É NOSSO BRASIL, PÉSSIMO NA SAÚDE !!!

Deixe seu comentário