Corante caramelo

29 de Maio de 2014

Desde que descobri a alergia à proteína do leite de vaca da minha filha há quase um ano, tenho ouvido e lido que o corante caramelo pode indicar a presença de leite ou algum derivado, e por isso alimentos com corante caramelo entrariam na lista de ingredientes que devem ser evitados por pessoas com APLV. Assim, excluímos da sua dieta todos os alimentos que contém esta substância.

Contudo, na última terça-feira publiquei aqui no Blog Desafio Mamãe um post com a informação de que os refrigerantes “tipo cola” e guaraná supostamente não poderiam ser consumidos por indivíduos com APLV, uma vez que a maior aplicação do corante caramelo (cerca de 75%) é neste segmento.

Mas, graças a Deus, o texto foi lido rapidamente por duas colegas do grupo Tips4APLV do Facebook que sugeriram a correção do post, pois o corante caramelo utilizado nos refrigerantes brasileiros é do tipo Caramelo IV, produto obtido pelo aquecimento de açúcares a temperaturas superiores aos dos pontos de fusão, e portanto, não contém leite ou algum derivado.

Mas, por que ouve-se e lê-se tanto que o corante caramelo pode indicar a presença de leite ou algum derivado? Porque utiliza-se sacarose para produzir o caramelo em preparos caseiros. A sacarose pura, aquecida diretamente, funde a 160ºC (derrete) tornando-se amarela e depois marrom claro. Neste ponto se adiciona água, por exemplo, para preparo de caldas, ou leite para preparo de leite caramelizado. Portanto, na lista de ingredientes que pessoas com APLV não devem consumir aparece o sabor caramelo, confundido facilmente com o corante caramelo.

A minha filha prefere água e suco às bebidas gaseificadas, e portanto os refrigerantes já eram excluídos da sua dieta antes mesmo da descoberta da APLV. Mas, de posse da informação de que corante caramelo pode indicar a presença de leite ou algum derivado, é possível que neste um ano de dieta de exclusão, tenhamos excluído alimentos que ela poderia consumir, devido à esta substância.

Atenção! Embora este texto pareça ser bastante esclarecedor, na dúvida, entre em contato com o SAC da empresa antes de consumir ou liberar o consumo de algum alimento ou bebida em casos de alergia alimentar.

As tipetes (colegas do grupo Tips4APLV) que me ajudaram corrigindo o post sobre o Corante Caramelo e indicando fontes seguras foram:

Meire S. Santos, mamãe do Caio, de 3 anos. O Caio possui APLV desde bebê e é mediado até hoje, possuindo reações fortes, reagindo até mesmo ao toque. Mediado para leite, ovo, corante e farmaco. Meire precisou parar de trabalhar para dedicar-se exclusivamente aos cuidados do pequeno;

Rubiane Ganascim Marques, engenheira química pela Universidade Estadual de Maringá e mamãe do Giovane.

Artigos técnicos consultados:

Um abraço,

33 comentários

  1. Gislene

    Ok, mas porque sera que a maioria das crianças com aplv reagem a coca cola?

    • Mari Marchesin

      Não sei dizer, Gislene.
      A minha filha tem APLV e não reage.
      Abraços, Mari.

      • Angel

        Mas na lista do site oficial APLV existe uma lista que diz que o corante caramelo não deve ser consumido por alérgicos à proteína do leite de vaca.
        Ali na lista onde diz “Aditivos que podem conter traços de leite”
        http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/_download/De_olho_no_rotulo.pdf

        • Mari Marchesin

          Olá Angel, ambas informações estão corretas. Quando se diz “pode conter traços de leite”, significa que depende do fabricante. O ideal é entrar em contato com o SAC da empresa responsável pela fabricação do produto e informar-se se há leite. O SAC da Coca-Cola informa que não há leite ou traços de leite no seu processo de fabricação.
          Abraços, Mari.

  2. Milena Fellippini

    Olá! Encontrei seu blog pesquisando justamente essa questão do corante caramelo e gostei de saber sobre esse grupo do face que você citou… Mas pra mim ele não aparece nas pesquisas e nem clicando no link. Como faço pra entrar?
    Obrigada pelas dicas!

    • Mari Marchesin

      Olá Milena, boa noite!
      A administradora deste grupo o tornou secreto… Uma pena, pois lá encontrávamos muitas informações úteis.
      Acompanhe a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Abraços, Mari.

      • Milena Fellippini

        Uma pena mesmo! Mas vou acompanhando o blog e com certeza aprendendo coisas novas! Obrigada. Beijos

  3. Tatiana

    Minha filha tem 4 anos e ainda continua APLV. Leio todos os dias sobre o assunto. Obrigada por compartilhar informações.

    • Mari Marchesin

      Obrigada por nos acompanhar, Tatiana!
      Se Deus quiser, sua filha logo poderá comer de tudo.
      Espero estar sendo útil, trazendo dicas e informações sobre esta alergia que tem se tornado tão comum.
      Um super beijo, Mari.

  4. Gerleide Agostinho Pires

    Minha filha tem alpv.
    Mande informações para meu e-mail

    • Mari Marchesin

      Olá Gerleide, boa tarde!
      Puxa, difícil enviar informações via e-mail, pois mal dou conta do Blog! rs.
      Mas, continue acompanhando o Blog Desafio Mamãe para acompanhar as novidades que procure sempre trazer.
      Um grande abraço, Mari.

  5. rose

    oii to com tolerância lactose mas não sei o que faz ou não mal coca cola faz…

  6. Carol

    Ola, suspeitamos que minha bebê tenha aplv, ela tem 3 meses e mama somente no peito.Estou a um mês em dieta sem consumir leite de vaca, derivados, nem alimentos que possam conter traços de leite. Ela voltou a ganhar peso. Porém o médico pediu para eu cortar a carne vermelha também. Você sabe se a carne vermelha afeta pessoas com aplv?

    • Mari Marchesin

      Olá Carol,
      A informação que tenho é que não afeta, pois não contém as proteínas do leite de vaca.
      Abraços, Mari.

  7. Guto

    Estou em análise e com a certeza de que sou Aplv, quando tomo coca cola eu sinto um desconforto abdominal. Logo sinto a vontade de ir ao banheiro.

  8. Priscilla Candelot

    Mari, tentei entrar no grupo Tips4aplv que vc indicou, mas não consigo. Consegue me ajudar? Meu bebê tem 4 meses e acabei de descobrir. Estou bem apreensiva com a entrada dele na creche mês que vem. 🙁 Abs

    • Mari Marchesin

      Olá Priscilla,
      Infelizmente este grupo que tanto me ajudou não é mais um grupo aberto. 🙁
      Um abraço, Mari.

  9. Jessica

    Meu bebê tem aplv e estou em dieta,eu posso então tomar coca cola sem problemas?

    • Mari Marchesin

      Olá Jessica,
      O ideal é consultar o pediatra ou o gastro do seu bebê.
      Um abraço,
      Mari.

  10. Kaio

    Sobre o grupo citado no blog, existe a possibilidade de deixar o grupo visível mas só as pessoas do grupo poderão publicar.. vai essa sugestão.. informação sobre aplv é bem difícil

    • Mari Marchesin

      Olá Kaio,

      Desculpe-me pela demora para responder.
      Verdade, informações sobre APLV são bem difíceis de encontramos. Acredito que o grupo tenha se desfeito, infelizmente.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.

      Um abraço, Mari.

  11. leandra

    Meu filho e alérgico a proteína do leite…me manda mais informações por favor….

    • Mari Marchesin

      Olá Leandra,
      Encontre mais informações no ícone APLV (incluindo receitas e produtos sem proteína do leite de vaca).
      Um abraço, Mari.

  12. Janaina

    Olá…descobri q meu filho era aplv c 1 anos 3 meses, e a coca cola ela nao reage. Mas vivo com uma dieta bem restritiva tb tive que parar de trabalhar p cuidadr dele, estava cim baixo peso e com imunidade muito baixa, estou na luta ate hj e gracas a Deus com mto sucesso. Hj ele esta com 3 anos e 6 meses. Minha alegria de viver!

  13. Juliana

    Ola, boa noite! Sabe me dizer se o corante caramelo IV presente no guaraná também é livre de traços de leite? Obrigada

    • Mari Marchesin

      Olá Juliana,
      Não sei dizer. O ideal é consultar um nutricionista ou entrar em contato com o fabricante.
      Um abraço,
      Mari.

  14. Nadya

    Bom dia!

    Meu filho tem três anos e a um ano e meio descobrimos que ele possui APLV, assim, gostaria muito de saber quais corantes possuem leite na sua composição? Tenho procurado muito esta informação, pois uma amiga cuja filha possui APLV disse que o corante amarelo crepúsculo possui leite na sua composição. Você poderia me ajudar?
    Muito obrigada.

    • Mari Marchesin

      Olá Nadya,

      Para saber se há proteína do leite de vaca no corante, o ideal é entrar em contato diretamente com o fabricante do corante em questão.
      Durante toda a existência do blog, somente consegui informações seguras sobre o corante caramelo.

      Um abraço, Mari.

  15. Cristy

    Gostaria d fazer parte d algum grupo d mães d aplv

  16. Danielle

    Minha filha tbm é alérgica, desde que nasceu dei geleia de mocotó no rótulo não dizia ter traços de leite, ela ficou toda empolada na assim que acabou de comer, minha sogra deu novamente mesmo eu pedindo pra não dar, só fiquei sabendo minutos depois quando empolou. Não tinha entendido , tava com medo dela ter alergia a outros alimentos. Agora tem dois anos, ontem ela comeu açaí com morango, tipo sorvete, na embalagem não dizia nada sobre leite, hj ela passou muito mal.

  17. Ana

    Olá,

    Minha mãe ficou alérgica a caseína, estamos na fase de descoberta sobre os alimentos.. Obrigada pelo seu post, muito esclarecedor. É terrível, pois infelizmente não é fácil descobrir pelos rótulos o que contém caseína, isso poderia ser informado mais claramente pelos fabricantes.

    • Mari Marchesin

      Olá, Ana.
      É verdade! De quando escrevi o post para cá evoluímos muito em termos de rótulos esclarecedores para o consumidor final. Mas, ainda assim é uma busca cansativa e angustiante.
      Que sua mãe fique bem!
      Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário