Dia do Compartilhar e a APLV

3 de Dezembro de 2013

Na escola em que a minha filha estuda atualmente, uma vez por mês, existe o Dia do Compartilhar. Neste dia, um aluno é escolhido (revezamento) para levar um lanche coletivo. O responsável por este aluno deve preparar o lanche em companhia da criança, para que o mesma se sinta incluída no processo e aprenda a dividir o lanche preparado com os demais colegas da sua turma.

O lanche do Dia do Compartilhar não substitui o lanche levado pelas crianças diariamente, é apenas um momento de descontração onde o ato de dividir é reforçado.

Há cerca de três meses atrás, foi a vez de a minha filha preparar o lanche do Dia do Compartilhar. E, com a sua alergia à proteína do leite de vaca, e pelo fato de ainda estarmos sem forno elétrico em casa, decidi preparar gelatinas.

Em copinhos em acrílico para sobremesa com tampa, preparei as gelatinas em duas cores, e as levei para a escola com colheres plásticas descartáveis. O lanche coletivo foi um sucesso!

No site Alergia à Proteína do Leite de Vaca, existe uma orientação sobre lanches coletivos. Olha só, que legal:

Clique na imagem para ampliá-la.

Para os dias em que outra criança é selecionada para o Dia do Compartilhar, pedi para a sua professora que me avise com antecedência caso NÃO seja possível o preparo de alimentos sem leite . Pois, neste dia, não a levaria para a escola.

Até o momento, isentá-la da escola por este motivo não foi preciso. Mas, como mãe, penso ser melhor que a minha filha falte naquele dia, do que isolá-la durante o horário do lanche coletivo.

Acredito que, hoje em dia, a criança com APLV se sinta incluída e completamente normal durante o período que frequenta a escola como qualquer outra criança. Basta os pais terem sempre disponíveis alimentos similares aos que serão oferecidos para ela.

Se você, responsável por uma criança com APLV, precisa de dicas de alimentos que substituam outros alimentos comumente consumidos pelas crianças, temos uma categoria do Blog inteira para você. Clique em “Sem proteína do leite de vaca”.

Abraços, Mari.

Deixe seu comentário