Ilhabela com crianças

4 de Abril de 2014

Viajamos para Ilhabela em novembro de 2012, quando meu marido e eu completamos 5 anos de casados e a nossa filha estava com 2 anos e 9 meses.
Nós já conhecíamos Ilhabela, mas escolhemos este destino pois tínhamos vontade de voltar a uma praia que gostamos muito acompanhados agora da nossa filha. Na época da primeira visita, nos hospedamos em São Sebastião e passávamos o dia em Ilhabela. E, por já conhecermos o centro histórico de São Sebastião e o centro de Ilhabela, nos dedicamos exclusivamente a levar a nossa filha para conhecer as belíssimas praias da ilha.

Ilhabela
Encorajada pelo texto da Elba Oliveira, do Blog Conversas ao Meio-Dia, decidi enfrentar os temidos borrachudos e voltar ao paraíso. Há dicas valiosíssimas no post Ilhabela com crianças (Roteiro Praias). Para acessar o post completo, clique aqui !
Passamos três dias em Ilhabela, e para aproveitar o tempo na ilha ao máximo, antes mesmo de pegarmos a estrada, entrei em contato com uma empresa de Passeios e Turismo em Ilhabela para reserva de quatro lugares na escuna. Digo quatro lugares, porque desta vez estávamos acompanhados de um casal de amigos do meu marido. E a ideia da reserva deu super certo! Chegamos à ilha, estacionamos o carro repleto de malas e embarcamos no passeio de escuna do centro da ilha para as praias da Fome e Jabaquara, esta última é a nossa favorita.
Esta foi a segunda vez que a minha filha passeou de escuna, a primeira vez foi em Paraty. Leia o relato da viagem para Paraty, clicando aqui!
Para o primeiro passeio, minha filha usou uma boia colete. Mas para o segundo passeio, me esqueci completamente de levá-la, o que me deixou bastante apreensiva nos momentos de embarque e desembarque da escuna.
As principais dicas para um passeio de escuna com crianças é equipar a criança com boia colete e levar agasalho para o passeio. Isso mesmo, agasalho, pois o vento no mar costuma ser forte e frio, mesmo nas manhãs e tardes muito quentes.

Passeio de escuna

Praia da Fome

A praia do Jabaquara está localizada no último acesso ao Norte de Ilhabela. Da primeira vez que a visitamos o acesso foi feito por carro. Esta é uma das praias mais bonitas e preservadas da ilha, com larga faixa de areia branca cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua forma uma linda lagoa de água doce ao lado direito da praia (lugar para belas fotos). Durante as duas visitas, almoçamos no Canto do Jabaquara, restaurante com salão aberto, quiosque pé-na-areia, equipado de ducha natural e com oferta de menu-kids.

Praia do Jabaquara

A pousada escolhida foi a Caravela Pousada Ilhabela, a qual recomendo pelo ótimo custo-benefício e excelente atendimento. Também acertamos na escolha do quarto, Cabine Luxo, que possui closet, ar condicionado split, varanda privativa com rede, mesa e acesso exclusivo. Além do berço disponibilizado em nosso quarto, a pousada possui Snack Bar que oferece inclusive refeições rápidas como miojo. Eu sempre levo muitas comidinhas e bebidinhas para a nossa filha quando viajamos, mas em um determinado dia ela estava tão enjoada que não queria comer nada. Foi aí que descobri o miojo do Snack Bar, que foi preparado com muito capricho e me salvou em um momento de preocupação.

Caravela Pousada Ilhabela

No dia seguinte, fizemos o passeio de Jipe até a praia de Castelhanos, que embora seja um passeio que o Jipe balança muito, é possível sim fazê-lo com crianças (eu indicaria apenas para crianças a partir de 2 anos). A empresa prestadora do serviço nos buscou na pousada e o trajeto teve duração de uma hora e meia para ida e o mesmo tempo para a volta, em estrada de terra dentro do Parque Estadual.  A paisagem durante todo o trajeto é deslumbrante, com quedas d´água, animais selvagens e belíssimas vistas panorâmicas.

Passeio de Jipe

A praia dos  Castelhanos possui uma beleza ímpar, é preservada e abriga restaurantes, sanitários e duchas naturais.
Depois de tanta brincadeira, a nossa filha dormiu durante todo o caminho de volta. E a dica é novamente levar agasalho para o percurso, pois o sol é encoberto pela mata durante todo o percurso e o Jipe nos deixa desprotegidos do tempo.

Praia dos  Castelhanos

Praia dos Castelhanos

No domingo, como iríamos embora antes do almoço, aproveitamos a manhã para passeamos pelo centro de Ilhabela onde pudemos comprar souvenirs e aproveitamos para observar os muitos casarões coloniais, além de visitar a Igreja Matriz de Ilhabela.

Ilhabela

Esta igreja tem uma importância especial para mim, pois conta a minha mãe que quando a minha irmã estava com 4 anos, eles viajaram para Ilhabela e a minha irmã e ela caíram em uma cachoeira do Parque Municipal das Cachoeiras. Meu pai pulou para resgatá-las, além de outro turista que estava próximo e assistiu a cena. A minha irmã chegou a boiar de costas na água. Assim, salvas mamãe e filha, meus pais saíram do parque e foram direto para a  Igreja Matriz de Ilhabela agradecer pelas vidas salvas.

Não por isso, meu marido e eu não visitamos ainda o Parque Municipal das Cachoeiras de Ilhabela, mas pretendemos um dia fazê-lo.

Uma história a parte: os borrachudos!

Ao planejarmos a nossa viagem para Ilhabela, a minha principal preocupação eram os borrachudos, pois além do incômodo comumente gerado por uma picada de borrachudo, existe ainda um agravante: a minha filha é alérgica à picada de inseto.
Assim, procurei na net por um repeletente potente e achei o EXPOSIS Extreme. Na época, li que este repelente era usado pelos exércitos da Alemanha, Áustria e Francês, quando em missões nos países tropicais. Baseada nestas informações, este foi o repelente escolhido para a nossa viagem. De qualquer maneira, ainda levei o Off! e a loção antimosquito JOHNSON’S® baby. Para uso na pousada, levei o  SBP Multi Inseticida Automático. Assim que chegamos, os pernilongos caiam no chão com o uso do SBP.
Antes de sairmos para os passeios, passava a loção da Johnson´s na minha filha, e ao chegar nas praias e assim que saíamos da água (entenda-se assim que saíamos mesmo, ao pisar no primeiro grão de areia), borrifava o Exposis em todo o seu corpo. Com isso, graças a Deus, estas medidas tiveram grande eficácia, pois a minha filha voltou para São Paulo sem uma única picada de borrachudo ou pernilongo. Já no meu caso, não tive tanta sorte, pois ao centralizar os cuidados na minha filha, demorava um pouco mais para me proteger, dando tempo para os borrachudos fazerem a festa nas minhas pernas. Zoom na foto! rs.

Durante a noite e para as crianças menores de 2 anos, indico a loção antimosquito JOHNSON’S® baby que teve ótima eficácia também na nossa viagem à Paraty.

Conte-nos o seu relato de viagem. Seja Colaboradora!

Um abraço, Mari.

15 comentários

1. Olá!
    Fico contente que minhas impressões e dicas tenham sido úteis em sua viagem!
    E Obrigada pela indicação do site!
    abraço
    Elba

• Mari Marchesin

Olá Elba, acompanhei o Conversas ao meio dia por um longo período, e agora fiquei feliz que retornaram. =)

2. Carla Maria Nunes Silva

Olá
    Adorei suas dicas, estou indo em janeiro para passar 9 dias em Ilhabela e quero aproveitar cada segundo do dia.
    Estou bem preocupada com os mosquitos, já comprei duas loções e uma raquete rsrsrs vou pesquisar esse Exposis, você sabe quanto custa?
    Queria tirar uma dúvida: quanto é em média para jantar na ilha, qual o gasto diário com alimentação?

Abraços e obrigada mais uma vez.
    Carla

Olá Carla, boa noite!
      Ilhabela é uma delícia, vale a pena conhecer!
      Olha, entre o Exposis e o repelente da Johnson & Johnson, fico com a Johnson. 😉
      A média de preços com alimentação não é muito diferente da médias de preços dos shoppings de São Paulo, por exemplo. Tudo vai depender também do restaurante que escolher, encontrará para todos os bolsos. rs.
      Quando voltar da viagem, conte-nos como foi a experiência.
      Um grande abraço, Mari.

3. Alessandra

Olá Mari.
    Parabéns pelo post, cheio de detalhes.. adorei as dicas.
    Pode por favor me passar o nome da empresa do passeio de escuna? Também vou com meu filho e fico preocupada em escolher uma empresa segura, séria.
    Obrigada.

• Mari Marchesin

Olá Alessandra, tudo bem?
      Que bom que gostou do post! Puxa, não me recordo do nome da empresa… Procurei nas fotos, mas também não aparece escrito nada na escuna… Vou ficar te devendo essa informação! =(
      Um grande abraço,, Mari.

4. Ellen Carreiras

Olá,

nossa você me encorajou a ir com minha filha e meu marido, ela tem 2 anos, e vou agora entrar em contato com o hotel indicado!
    Muito obrigada pelo post!
    Beijos

Olá Ellen,
      Que orgulho termos a encorajado. Realmente Ilha bela é um local belíssimo, tomando os devidos cuidados com o sol e com os mosquitos, não motivos para não levarmos nossos pequenos.
      Uma ótima viagem para você e sua família.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe
      Um grande abraço, Mari.

5. Maria Júlia

Adorei as dicas e irei aproveitá-las durante a minha ída à Ilhabela com o marido e minha filhota Mariana de 3 anos. No passeio que fez a praia de Castelhanos, vc chegou a fazer a trilha até a cachoeira com sua filha? Beijos

Olá Maria Júlia,
      Que bom que gostou das dicas! =)
      Não, não fizemos a trilha até a cachoeira na praia de Castelhanos. Preferimos somente curtir a praia.

6. Lucuane Fratta Bueno

Fui pra Ilha em novembro do ano de 2015 maravilhiso o lugar mas……..os borrachudos nao me deram sossego. Comprei o Exposis nao gostei. Prefiro o OFF.
    Mesmo assim fui picada, mas volto a ilha mesmo sendo picada . Tenho uma criança de 6 anos e nao foi picada nenhuma vez.

7. Débora

No próximo mês irei à Ilhabela tinha ficado com medo , pois fiquei sabendo dos borrachudos hoje , mas ao ler o seu post me encorajei novamente. Tenho duas princesas fiquei preocupada por elas. Obrigada!!!

• Mari Marchesin

Que bom que encorajou-se novamente, Débora! É um lugar incrível!!!
      Um abraço, Mari.

8. Simone Frizzo

Boa tarde,

Super útil as dicas sobre os borrachudos 🙂 que me irá ajudar muito na viagem!

BJO

• Mari Marchesin

Que bom que gostou do post, Simone!