Batismo e Festa de Batizado

25 de Setembro de 2013

Meu marido e eu somos católicos. Por isso, logo foi despertada em nós a vontade de batizar a nossa filha.O significado do batismo nada mais é do que o desejo dos pais de que o bebê receba uma bênção e tenham uma iniciação religiosa, de acordo com a tradição católica. Por isso, a minha vontade era de batizar a nossa filha antes do término da minha licença maternidade, e voltar a trabalhar com a ideia de missão cumprida.

Mas, infelizmente, não consegui realizar o batismo da nossa filha antes de voltar a trabalhar, pois não foi possível realizarmos o batismo na capela da Paróquia São Luís, da Avenida Paulista, onde eu sonhava que ela seria batizada. Com a mudança de planos, escolhemos batizá-la na Paróquia São Luis Gonzaga do bairro onde moramos, localizada na Praça Dom Pedro Fulco Morvidi, número 01.

Definido o local do batismo, precisávamos também definir quem seriam seus padrinhos. Decisão muito difícil para os pais da primeira neta de ambas as famílias. E assim, escolhemos a irmã mais velha do meu marido (de duas irmãs) e seu esposo para padrinhos do batismo, e a minha irmã (única irmã) para madrinha de consagração.

A missão do Padrinho e Madrinha de batismo:

De acordo com a Igreja Católica, o padrinho e a madrinha possuem duas responsabilidades. A primeira é orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir os pais nesta missão. A segunda missão é amparar o(a) afilhado(a) em caso de doença grave ou de necessidades materiais de seus pais.

O papel da Madrinha de consagração:

Também de acordo com a Igreja Católica, a consagração é, na verdade, um ato devocional. O papel da madrinha de consagração é, portanto, assumir neste ato, rezar pela criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, a exemplo de Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” para esta criança. Mãe espiritual. A consagração, neste caso, funciona como uma bênção.

Para o batismo na Igreja Católica, somente é obrigatória a escolha dos padrinhos de batismo. Mas, por um ato devocional, escolhemos também a madrinha de consagração.

E assim, após todas as escolhas, a minha filha foi batizada no dia 15 de agosto de 2010, às 09 horas, quando minha filha estava com 6 meses.

 Hoje em dia, as festas de batismo também tem ganho tanta imponência quanto a festa de primeiro ano do bebê. Porém, em minha opinião, a festa de batismo é íntima, a ser celebrada somente pelos familiares e amigos muito próximos dos pais do bebê. Por isso, após o batismo, fizemos um almoço na casa dos meus sogros para a família e três amigos muito próximos.

O xale usado durante o batismo foi presente de uma tia do meu marido. A roupinha da minha filha foi presente dos padrinhos de batismo. Também foram presentes dos padrinhos o convite, o bolo, parte da decoração e as lembrancinhas. Os padrinhos, os avós paternos, os avós maternos e nós, os pais, providenciamos os comes e bebes. A minha participação na festa ficou por conta das mesas dos convidados, da decoração da mesa de café e da retrospectiva que emocionou a todos os presentes.

O convite:

A roupa e o sapatinho:

 Decoração da Festa de Batizado:

 

 A lembrancinha para os convidados:

O dia do batismo da minha filha foi um dia de muito frio, em que acordamos bem cedo para dar banho e arrumá-la para o seu primeiro sacramento. Para nós, foi um dia muito especial e inesquecível, pois dedicamos o nosso bebê a Cristo.

Fornecedor:
Mesas e cadeiras dos convidados, da STAR LOC FESTAS.
Rua Barra dos Bugres, 11
(11) 3492-1902

Você, madrinha de batismo/madrinha de consagração/mamãe, conte para a gente como foi a sua experiência no batismo do seu afilhado(a)/bebê. Envie fotos da festa, e Seja Colaboradora.

Este post é dedicado para a amiga Valéria, que já está sonhando com o batizado do Lucas. Que o Papai do Céu o abençoe, Lucas!

Abraços, Mari.

15 comentários

  1. valeria

    Mari,
    Onde vc comprou as lembrancinhas?
    Bjos

    • Mari Marchesin

      Oi Valéria,

      As lembrancinhas foram feitas pela cunhada…

      Beijos, Mari.

      • valeria

        Obrigada!

  2. Nani Estrela

    Bom dia!
    Vou batizar meu filho domingo e estava procurando textos sobre batismo quando encontrei sua página.
    Sou designer e achei tão linda a fonte que usa nos títulos, pode me dizer o nome dela?
    Abraços, Nani

    • Mari Marchesin

      Olá Nani, bom dia!
      Desculpe-me, mas não sei informar o nome da fonte. Hoje uso um layout gratuito do WP para o Blog, mas muito em breve implantaremos o layout personalizado.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço, Mari.

  3. Lilian

    Fui chamada para madrinha de representação. Mas nem sei o que faz. Você saberia? Gostaria de mais informações. Obrigada.

    • Mari Marchesin

      Olá Lilian,
      Não conheço o tema madrinha de representação, apenas madrinha de consagração.
      Um abraço, Mari.

  4. Daniela

    Mari, quais foram as exigências da igreja que vc escolheu em relação aos padrinhos e pais?

    • Mari Marchesin

      Olá Dani,
      As exigências foram: casal casados na igreja católica e realização do curso para serem padrinhos. Apenas.
      Um abraço,
      Mari.

      • Daniela

        Obrigada Mari! Estava tudo lindo.

        • Mari Marchesin

          Obrigada!!!

  5. Angela

    Mari vou ser madrinha de consagração e o batizado já é nesse domingo oq eu vou ter q fzr lá?
    PS:tenho 11 anos, primeira vez madrinha

    • Mari Marchesin

      Olá Angela,
      Ao ser madrinha de consagração, minha irmã apresentou minha filha à Nossa Senhora Aparecida.
      Um abraço, Mari.

  6. stefany

    boa noite, irei batizar meu bebe mês que vem em julho, irei fazer um almoço pros padrinhos, madrinhas e o pessoal da familia que nao é nada pequena rs, nao teremos amigos somente a gente mesmo, to com duvidas do que servi ? oque devo fazer para o almoço?
    duvida tbm, nas lembrancinhas quero coloca um cartãozinho com uma frase ou um pequeno texto para os padrinhos e madrinhas, tanto de consagração que esta sendo a mais dificil tanto de batismo.
    pode me ajuda?

    • Mari Marchesin

      Olá Stefany,
      Desculpe-me pela demora em responder, a esta altura do campeonato o batizado já aconteceu. Mas, conte para a gente como tudo aconteceu.
      Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário