Paraty com crianças – Parte II

11 de Dezembro de 2015

No mês de novembro, meu marido e eu decidimos revisitar a cidade de Paraty (o que justifica o Parte II do título do post) em comemoração ao nosso aniversário de casamento. Paraty é uma cidade colonial considerada Patrimônio Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

A primeira vez em que estivemos na cidade nossa filha estava com quase 2 anos de idade, como relatei no post Paraty. E, como não poderia deixar de ser, mais uma vez nossa filha nos acompanhou na visita. Viajar com crianças demanda sim mais energia e disposição, mas meu marido e eu ainda não cogitamos a hipótese de viajar sem ela (e, em breve, sem elas. rs).

Desta vez, gostamos muito da pousada escolhida e por isso falo sobre ela para deixar a dica. Novamente, acertei em escolher uma pousada da Associação de Hotéis Roteiros de Charme (como esta aqui). A Pousada Porto Imperial está localizada no centro histórico de Paraty, num casarão de arquitetura colonial. Os ambientes são repletos de cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas locais. Os apartamentos são batizados com o nome de uma importante mulher da nossa história, artes, música ou literatura.

Vista das janelas do nosso quarto

Pousada Porto Imperial

O quarto é confortável, embora o cheiro de piso e  móveis antigos sejam fortes. Contudo, não pude guardar nada no guarda-roupa. Com o ar-condicionado ligado, o cheiro é amenizado.  A alergia da minha filhota foi atacada, mas prometo voltar para falar sobre o assunto muito em breve.

A pousada possui ótima estrutura com piscina com jacuzzi aquecida, sauna a vapor, wi-fi, estacionamento com manobrista e recepção 24h. A área de lazer é bela e oferece paz. Eu realmente estava precisando descansar!

Bar da piscina

Corredor do nosso quarto com vista para o jardim

Pousada Porto Imperial

Vista do corredor do nosso quarto.

Vista do corredor do nosso quarto

Visitar Paraty é uma verdadeira viagem pelo “Túnel do Tempo” que nos faz imaginar como seria a vida neste Brasil antigo, e a pousada faz parte desta viagem. Por isso, trago um pouquinho mais sobre este complexo arquitetônico do século XVIII.

Fachada da Pousada Porto Imperial

Janela do nosso quarto visto da rua

Chegamos à pousada numa sexta-feira, após o almoço, e naquele dia somente saímos para jantar no centro histórico, onde tiramos algumas fotos da noite na cidade de Paraty. Devido à localização da pousada não usamos o carro para os passeios, fazíamos tudo a pé.

É lamentável contar que perdemos o café da manhã da pousada porque estávamos cansados e acordamos no horário do término da café, às 10h30. Confesso que planejei revisitar a cidade com a intenção de passarmos um dia na cidade vizinha Trindade, como falei no último post sobre Paraty. Mas devido ao horário, também perdemos o passeio à Trindade.

Acontecia em Paraty a VII Folia Gastronômica, com quiosques de produtos gourmets, tachadas e espaço para piquenique com tapiocaria, além de uma área especial para as crianças. Porém, com o sol forte e o cansaço que caminhar sobre o calçamento pé de moloque nos proporciona, optamos por optamos por passar o dia na praia.

Assim, revisitamos a Praia Vermelha. Na primeira vez em que estivemos lá, o acesso foi realizado através do passeio de escuna (uma das paradas), e desta vez, alugamos um barco para levar a nossa família.

Praia calma, própria para crianças, com areias avermelhadas e quiosques para almoço e lanches. Uma ótima opção de passeio para um dia inteiro.

Na volta para casa, aproveitamos para conhecer o Aquário de Ubatuba, como contei para vocês aqui.

Foi uma delícia de viagem, ótima para descansar, curtir as belezas naturais e a companhia da família. Se quero voltar para Paraty? Com certeza! E Trindade ainda não saiu da lista de lugares que desejo conhecer.

Mais informações sobre Paraty em www.paraty.com.br.