A administração do tempo

1 de Dezembro de 2015

Desde 2010, quando minha filha nasceu, um dos maiores problemas que tenho enfrentado é a administração do tempo. E, com certeza, não estou sozinha neste barco. Muitas mamães, assim como eu, planejam um mundo de coisas e não conseguem realizar metade delas.

Como qualquer mortal em tal situação, fico algumas vezes frustada por não ter conseguido realizar tudo aquilo que desejava. Afinal de contas, gostaria de ter mais tempo para organizar cada cantinho da minha casa (como gavetas e armários), como contei que fiz no post “Férias também é tempo de: Reorganizar“. Gostaria de ter mais tempo para escrever e com isso atualizar o blog diariamente. Gostaria de ter mais tempo para o salão de beleza. Gostaria de ter mais tempo para revelar minhas fotos, como contei que faço no post “Organização das fotografias” e “Usando quadros com fotografias“. Gostaria de ter mais tempo para decorar minha casa. Enfim, quando temos filhos, abrimos mão de uma série de coisas de interesse estritamente pessoal, para nos dedicarmos aos interesses e resolver os problemas destes pequenos seres que dependem de nós.

Tenho tomado algumas atitudes no intuito de melhor organizar meu tempo, como manter uma agenda de compromissos. E tudo vai para esta agenda, como encontros com amigos e familiares, dias em que tenho aulas (inglês ou hidroginástica – leia mais aqui), festas de aniversários, reuniões escolares, horários no salão, consultas médicas e etc. Além disso, procuro agir naquilo que tem maior urgência, e é este o motivo pelo qual muitas coisas planejadas não são finalizadas ou até mesmo iniciadas. E tudo aquilo que puder ser “terceirizado”, será. Como a faxina da casa, a lavagem do carro e muitas outras coisas que, por mais que tenham um custo mais elevado, facilitam o nosso dia a dia.

Sim, e sei que meu tempo ficará ainda menor quando a Maria Júlia nascer. Procuro me preparar psicologicamente para lidar com os diversos sentimentos que a chegada de um bebê traz para a família inteira, emoções que nos demandam energia e… tempo.

Porém, mesmo sabendo que ter mais tempo para fazer tudo o que desejava me manteria ainda mais equilibrada, aprendi que a alegria desta vida está exatamente nas pequenas coisas que não nos programamos para fazer, como receber um abraço, um beijo e/ou um sorriso sincero de um filho, participar do seu desenvolvimento e progresso e estar presente em momentos únicos da sua vida.

Sim, depois que me tornei mãe tenho problemas para administração do tempo, mas tenho resolvido em meu coração de que esta foi e é a melhor escolha que poderia ter feito.

A administração do tempo

E você, o que faz para melhor administrar seu tempo?

Um abraço,

Deixe seu comentário