Visconde de Mauá com crianças

13 de Junho de 2014

Conhecemos Visconde de Mauá em abril de 2013, quando optei por comemorar o dia do meu aniversário de uma maneira diferente. Assim, procurei um destino o qual pudesse aproveitar a natureza ao lado da minha família, e não poderia ter escolhido lugar melhor para isso.  Um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá possui charmosas pousadas que me chamaram a atenção, e a cidade e arredores possuem cachoeiras que proporcionam o contato direto com a natureza.

Visconde de Mauá

A pousada escolhida foi a Pousada Rio dos Cristais. O chalé foi o Rubi, com lareira, hidromassagem dupla e varanda com uma vista deslumbrante. O chalé não é apropriado para casais com crianças menores, pois, embora o chalé possua cama extra, esta fica no mezanino, muito perigoso para crianças. Solicitando, a cama extra pode ser disponibilizada ao lado da cama de casal. E o fato da hidromassagem não possuir divisória com o quarto, faz faltar privacidade ao casal. Contudo, são detalhes claros nas fotos do site da pousada.

A pousada não oferece refeições, além do café da manhã. Tanto o chalé que ocupamos quanto a sede da pousada são lindos, e a pousada possui um viveiro de pássaros encantador – a minha filha adorou.

No caminho para Visconde de Mauá está Penedo, e antes mesmo da entrada para a cidade de Penedo, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), encontramos uma fábrica de chocolate chamada Chocolate do Penedo, irresistível, vale a pena a parada.

Chocolate do Penedo

Chegamos na pousada por volta das 20 horas, e como a pousada escolhida era distante de restaurantes e estávamos bastante cansados, optamos pelo disk-pizza. Porém, esta não foi uma boa escolha, já que a pizza chegou fria. Contudo, só entendemos o porquê no dia seguinte, quando nos demos conta da distância entre a pizzaria e a pousada. A dica para quem quiser chegar na pousada no fim da tarde de uma sexta-feira, como nós fizemos, é fazer a última refeição na cidade de Penedo e só assim avançar pela íngreme subida até a cidade de Visconde de Mauá.

Na praça da cidade há um posto de informações turísticas, nosso ponto de partida para o passeio do sábado. Dalí partimos para Maringá, uma vila com ruas que lembram a cidade de Embú das Artes (São Paulo/SP). Maringá possui ótimos restaurantes, lojas de artesanato e roupas. Essa região pertence ao  município de Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro e fica na divisa com o Sul do Estado de Minas Gerais. Portanto, o rio que corta as duas vilas, possui seu lado esquerdo carioca e seu lado direito mineiro.

Em um passeio de jipe, subimos em direção a Maromba, uma vila aparentemente hippie onde pudemos encontrar os principais pontos turísticos naturais, como a famosa Cachoeira do Escorrega. O motorista do jipe, uma rapaz nativo, nos contou histórias da região.

Na época, a minha filha estava completando 3 anos e 3 meses e até então ainda não tinha tido contato com uma cachoeira. E, como acho importante apresentar os recursos naturais e tudo o que estiver ao nosso alcance para facilitar a sua compreensão de mundo, não via a hora de apresentar-lhe uma cachoeira “de verdade”. Ela adorou!

Para o jantar, como não encontramos nenhum bom restaurante em Visconde de Mauá e não quisemos voltar em direção a Maringá, resolvemos descer a silhuosa estrada até Penedo. Optamos por um rodízio de fondue ao lado do shopping Vale dos Duendes e em frente ao shopping Pequena Finlândia. Uma pena não me recordar do nome do restaurante, pois ele possuía brinquedos para distração das crianças nos fundos, o que nos permitiu sentarmos próximos dos brinquedos para comermos com calma enquanto observávamos nossa filha brincando com outras crianças. Na época, ainda não tínhamos descoberto sua alergia à proteína do leite de vaca, e portanto, ela ainda não fazia a dieta de exclusão do leite de vaca.

Após o jantar, demos uma volta no shopping Vale dos Duendes e no shopping Pequena Finlândia.

A dica para quem se hospedar em Visconde de Mauá é não menosprezar o frio que pode fazer desde o entardecer até o final da madrugada. A sensação térmica é mais baixa na cidade do que em Penedo, devido à sua altitude.

Visconde de Mauá

Na manhã de domingo, após saborearmos o delicioso café da manhã oferecido pela pousada, com pães de queijo saídos do forno direto para a nossa mesa, voltamos para São Paulo, com nova parada em Penedo. Como já tínhamos conhecido as cachoeiras de Maringá e Maromba, optamos por passarmos a tarde no centro, visitando lojas e artesanato e outras iguarias. Tanto na noite de sábado, como na tarde de domingo, a tão famosa Casa do Papai Noel estava fechada, e por isso ficamos devendo este passeio para a nossa filha.

A dica para quem tem filhos é o “Meu CD com meu nome”, que são cantigas de roda cantadas com diversos nomes à venda em CD. Eles estão localizados em uma casinha de madeira (como uma casa de boneca) no shopping Pequena Finlândia. Eu não conhecia o site, os conheci através da visita, e fiquei encantada. Mas, se você não tem a intenção de ir até Penedo, a compra também pode ser feita pelo site meucdcommeunome.com, clicando aqui. Usei o CD com o total de 15 músicas com o nome Maria Eduarda no aniversário da minha filha, e recebi muitos elogios.

Meu CD com meu nome

No final da tarde de domingo, voltamos para a capital de São Paulo.

Visconde de Mauá, com a esticada para Maringá e Maromba são cidades que podem ser conhecidas em um único dia. Penedo também pode ser conhecida em um passeio de um dia inteiro. Entre elas, a cidade que mais gostei foi Penedo, e por isso pretendo voltar lá em uma época em que a Casa do Papai Noel esteja aberta. E, como também não conhecemos as cachoeiras, Penedo realmente merece ser revisitada.

Para acessar o Guia de Visconde de Mauá, clique aqui.