Amamentar ajuda a desenvolver músculos da fala e linguagem

18 de Setembro de 2018

O leite materno é considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional porque protege o bebê de doenças infecciosas e alérgicas. E o ato de sugar proporciona segurança, consolo e calor, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional e afetivo. Mas além destes aspectos, a amamentação, mastigação e respiração provocarão também estímulos para o crescimento da face que ajudará no desenvolvimento da fala e linguagem da criança.

Amamentar ajuda a desenvolver músculos da fala e linguagem

No recém nascido, a mandíbula está retraída em relação à maxila e a língua encontra-se alargada. Os movimentos de rebaixamento, ântero-posteorização e elevação concomitantes durante a sucção do leite provocarão impulsos de crescimento ósseo mandibular. Este crescimento incidi na diminuição da relação distal com a maxila, favorecendo um correto posicionamento das gengivas para a erupção dos dentes. É este processo gradativo que vai proporcionar o vedamento labial e uma postura adequada da língua. E a alimentação através da mamadeira não propicia toda essa dinâmica.

Tudo ocorre de maneira diferente porque todo aquele ciclo coordenado de movimentos que acontece na amamentação natural, é realizado de maneira muito mais simples. Não há necessidade de um esforço muscular no sentido de ocluir e pressionar o bico com movimentos coordenados de lábios, língua, bochechas e mandíbula para obtenção do alimento.

A criança que não mama no peito não terá suas necessidades de sucção satisfeitas, levando muitas vezes aos hábitos viciosos como sugar dedo(s) ou chupeta. Se esses hábitos se prolongarem por muito tempo podem trazer danos na área fonoarticulatória. A língua fica em padrão anteriorizado, entre os dentes, deformando a arcada dentária, alterando a produção dos fonemas /s/, /z/, /t/, /d/, /n/ e /l/ (que podem estar sendo emitidos com a língua protruída).

A exercitação da sucção natural é um processo que contribui para o desenvolvimento da mandíbula, favorecendo o crescimento facial, bem como a musculatura orofacial estará maturando para adquirir força para mastigar e triturar sólidos, além de apresentar mobilidade de língua dentro da cavidade oral, propiciando um tono muscular adequado que influenciará positivamente na aquisição dos sons da fala.

A amamentação é uma atividade extremamente favorável para a boca e para a face, promovendo tanto a adequação da musculatura, quanto o crescimento ósseo ideal. Na amamentação, as funções de sucção (precursora da mastigação), deglutição e respiração ocorrem de forma coordenada, fazendo com que o “equipamento” que também funcionará para a produção de fala atinja as melhores condições.

Raquel Luzardo, fonoaudióloga, especialista em linguagem, diretora da Clínica FONOterapia, atua há mais de 16 anos em atendimento infantil, orientação familiar e assessoria escolar. Casada com o Yan e mãe do Gabriel, acredita que a comunicação é a ferramenta para as relações acontecerem de forma plena e feliz!

Deixe seu comentário