Danoninho de inhame

2 de Setembro de 2019

Se você está chegando agora, preciso te contar que o Blog Desafio Mamãe foi criado após a descoberta da alergia à proteína do leite de vaca (APLV) da minha filha mais velha quando ela tinha 3 anos.

Após um ano em dieta de exclusão de alimentos que contém proteínas do leite de vaca, iniciamos o teste de provocação, que significa a liberação pelo médico dos alimentos antes proibidos para avaliar a reação da minha pequena – estes significados também constam no nosso Dicionário APLV.

Embora a APLV não tenha cura, minha filha reagiu muito bem, até então, à ingestão dos alimentos que contém proteínas do leite de vaca. Hoje, minha pequena não está tão pequena assim, daqui a aproximadamente 5 meses ela completará 10 anos.

Agora, se você já acompanha a nossa história através do Blog Desafio Mamãe, pode estar sentindo falta de receitas ou dicas de alimentos industrializados sem leite de vaca, não é mesmo? Por isso, reservei três dicas de alimentos permitidos para os portadores desta alergia alimentar. A primeira dica é o Danoninho de inhame.

Ingredientes

  • 250 gramas de inhame já cozido;
  • 250 gramas de morango;
  • 1 banana pequena congelada;
  • 1 colher (sopa) do suco do limão;
  • Melado ou açúcar mascavo à gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes no processador e bata até que fique uniforme;
  2. Transfira o conteúdo para uma vasilha ou copinhos individuais;
  3. Coloque na geladeira por pelo menos 5 horas, para endurecer, e sirva.

A receita é do canal Presunto Vegetariano, onde você pode encontrar receitas vegetarianas e veganas, tanto salgadas quanto doces, rápidas, práticas, nutritivas e saudáveis!

Recentemente, minha filha repetiu os exames para rastrear processos alérgicos, categoria de testes conhecida por RAST®*, e o resultado para alergia à proteína do leite de vaca foi MODERADO. Outros exames estão sendo realizados após a consulta com o Pneumologista devido ao retorno da asma.

Aguardem que em breve trarei mais dicas de alimentos permitidos para os alérgicos à proteína do leite de vaca e com informações sobre a APLV da Maria Eduarda após seu retorno ao Pneumologista.

* O correto é utilizar o termo imunoensaio IgE-específico, já que a marca em questão se refere à primeira geração de tais exames.

Um abraço,

2 comentários

  1. Sandra

    “Embora a APLV não tenha cura”. Não tem cura???

    • Mari Marchesin

      Olá, Sandra.
      Não existe uma “cura”, o que existe é a dessensibilização. A minha filha, por exemplo, esteve em dieta de exclusão da proteína do leite de vaca (sintomas respiratórios e urticária). Passado pouco mais de um ano, os alimentos com proteínas do leite de vaca foram as poucos introduzidos com acompanhamento médico até que as reações graves desapareceram. Além da dieta, minha pequena também fez tratamento para aumentar a imunidade que estava baixa devido à APLV. Hoje, com 9 anos, ainda sente pequenos desconfortos gastrointestinais (quando digo pequenos, são realmente muito pequenos). Porém, já pode consumir alimentos com proteínas do leite de vaca.
      No menu APLV, há muita informação sobre o assunto, incluindo a “nossa” história.
      Continue acompanhando o Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário