Holambra com crianças

31 de Março de 2023

Uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar. Contudo, nem sempre foi assim. Não que antes eu não gostasse, mas após a pandemia da Covid-19, com a mudança do trabalho para remoto, tenho valorizado ainda mais as viagens em família. E, consequentemente, tenho passeado menos na grande metrópole.

Assim, no menor sinal de tédio dado o home office, busco inspiração nos vídeos e nas fotos das nossas últimas viagens. Relembrar as aventuras, outros ares e nossos momentos de lazer me fazem bem! E, foi remexendo nas fotos que percebi que ainda não havia trazido a dica da viagem (com crianças) para a cidade das flores.

Holambra com crianças

Porém, se lhe parece familiar a cidade de Holambra aqui, no Blog Desafio Mamãe, é porque em setembro do ano passado trouxe o post sobre a comemoração dos 9 anos do blog nos campos de flores Bloemen Park. Realizei o sonho de fotografar na capital nacional das flores e contei tudo para vocês aqui e aqui.

Agora, bora para o relato da nossa visita à estância turística de Holambra e para a dica do que fazer lá com crianças. ♥

Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo e microrregião de Campinas. Seu nome se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. A cidade destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina e promove anualmente a Expoflora.

Como comemoro o aniversário do Blog Desafio Mamãe em setembro, coincidentemente visitamos a cidade no mês em que ocorre a Expoflora. Por isso, ao chegarmos na cidade nos deparamos com trânsito de veículos intenso, principalmente aos arredores da exposição.

A cidade fica a apenas 134 quilômetros da capital, ideal para um “bate e volta”, o que significa ir e voltar de algum lugar no mesmo dia.

Chegamos na cidade num domingo, por volta das 11h, e nossa primeira parada foi na Pronta Flora, viveiro de plantas atacadista. Fizemos compras e, em seguida, atravessamos a rua para tomarmos sorvete na Op! Sorvetes artesanais (uma delícia).

Todavia, Holambra não se resume em campos de flores e no Moinho Povos Unidos, onde operadores de moinho transmitem conhecimentos técnicos, vivências e experiências pessoais. Holambra também possui o Parque Cidade das Crianças, e foi para lá que nós fomos.

Parque Cidade das Crianças

O Parque Cidade das Crianças é um espaço de lazer de Holambra e toda a região do Circuito das Águas Paulista. Com academia ao ar livre, pista de skate, parquinho, pista para caminhada, labirinto verde, lago e restaurante, está localizado em frente ao Moinho Povos Unidos.

Como nosso ensaio fotográfico estava marcado para o pôr do sol, tivemos tempo para curtir o Parque Cidade das Crianças e foi lá, ao redor do lago, que almoçamos. A ampliação do restaurante Casa Bela está localizada dentro do parque e conta com pratos individuais como espaguete, filet à parmegiana e cubos de filet mignon. Vale a pena.

Em seguida, nos preparamos para o ensaio fotográfico e fomos para o Bloemen Park. E, mesmo que você não tenha ensaio fotográfico agendado nos campos de flores, vale a pena visitar o parque. Atualmente, o Bloemen Park é o primeiro e mais completo parque de campos de flores de Holambra, possuindo mais de 30 variedades de rosas, 100 espécies de árvores nativas, exóticas e frutíferas e 200 tipos de flores e plantas ornamentais em 40 mil m2 de área cultivada. O lugar é lindo e aconselho assistirem ao pôr do sol de lá. A beleza é indescritível.

Durante a nossa visita, visualizamos quiosques, onde tomamos água e suco, mas não encontramos restaurante e área kids, vale entrar em contato com antecedência a sua visita para não terem surpresas. Ao final do passeio há loja de souvenirs e plantas.

Pôr do sol no Bloemen Park

Como não poderia deixar de ser, após o ensaio fotográfico, passamos pelo Moinho Povos Unidos, cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses, principal atração turística de Holambra e lá experimentamos o sorvete artesanal de Hibisco, isso mesmo, um sorvete de flores.

E, antes mesmo de pegarmos estrada para retornarmos à capital de São Paulo, decidimos jantar por lá. O jantar ficou por conta da Don Hamburgo, que nos surpreendeu pela variedade do cardápio. Valeu conferir!