Pouso Alto com crianças

13 de Setembro de 2019

Há quase cinco meses, minha família e eu viajamos para comemorarmos o dia do meu aniversário. Viagem curtinha, quase um bate e volta, apenas para passarmos dois dias inteiros juntos, esquecer dos problemas e permanecer longe dos meios eletrônicos.

Desta vez, não escolhi a cidade para posteriormente escolher o local de hospedagem. O nosso destino foi definido quando escolhi o Hotel Fazenda Serraverde para nossa estadia, pois procurava um local cercado pela natureza, com playground, piscinas e atividades como passeios a cavalo. Nos hospedamos por apenas uma noite.

O Hotel Fazenda Serraverde é cortado pela Estrada Real, está situado na cidade de Pouso Alto, interior do sul de Minas Gerais, em meio à Serra da Mantiqueira, a 370 Km de Belo Horizonte, 220 Km do Rio de Janeiro e 250 km de São Paulo.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

Hotel Fazenda Serraverde cortado pela Estrada Real

Pouso Alto é a segunda cidade mais antiga de Minas Gerais, atrás apenas de Passa Quatro. Com temperatura média anual de 22°, o destino é um dos nove municípios integrantes do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira, onde a altitude média é de 1.200 m.

Confesso que Pouso Alto é a primeira cidade que conhecemos que faz parte do circuito. Outras cidades que fazem parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira são: Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia.

O circuito oferece paisagens deslumbrantes, comidas típicas de regiões frias e da culinária mineira, belas cachoeiras, opções diversas de pesca e de prática de esportes radicais, como canoagem, bóia-cross, vôo livre, rapel, trilhas de moto, jipe ou bike. Como opção de compras a região oferece queijos, linguiças, cachaças, compotas e cerâmicas.

Pouso Alto

O Hotel Fazenda Serraverde também já foi “pouso” de bandeirantes e legendários desbravadores como Fernão Dias e Borba Gato. Sua arquitetura foi inspirada nos antigos casarões coloniais e, realmente, é muito bonito. Nossa família foi acomodada em apartamento conjugado, possuindo hall de entrada e dois quartos com varanda, o primeiro para as crianças e o segundo para o casal.

Quarto do casal

Chegamos ao hotel na tarde de domingo, após longa parada para troca da bateria do nosso carro, mas ainda a tempo do passeio a cavalo e de curtir as áreas de lazer do hotel: parque infantil, piscinas ao ar livre com tobogãs, playland com tênis de mesa e salão de jogos. Uma pena a piscina aquecida e a sauna abrirem somente às sextas, sábados e feriados.

Primeiro passeio a cavalo da Maria Julia
Parque infantil
Playland com tênis de mesa à esquerda
Vista linda do entardecer no hotel

Para o jantar, preferimos visitar a cidade de São Lourenço, a 17 km de Pouso Alto, à jantar no hotel. Além disso, estava ansiosa para revisitar o destino de uma viagem de infância que guardo lindas lembranças.
O jantar ficou por conta da Molinari Forneria e em seguida caminhamos pela praça da Avenida Comendador Costa. Durante o dia, há belíssimas atrações turísticas como o Parque das Águas de São Lourenço, por exemplo. Contudo, deixamos tais atrações para a próxima viagem, já que o nosso intuito era mesmo curtir as comodidades do Hotel Fazenda Serraverde.

São Lourenço
Hotel Brasil Resort SPA & Convention ao fundo, onde me hospedei quando criança

Portanto, em nosso segundo dia em Pouso Alto, acordamos cedinho para fazermos a trilha a pé que passa pela Estrada Real, onde encontramos os animais da fazenda, mirante, casa da Bruxa, casa do Tarzan e a ponte Seca.

Fizemos o check-out às 12h e passeamos pela pequena cidade. Conhecemos a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e fizemos compras de queijos, linguiças e compotas, com parada para o almoço.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

E, embora a cidade possua muitas cachoeiras, como Cachoeira do Coura, dos Florentinos e da Pedra Preta, nossa próxima parada foi em direção à cidade de São Paulo, em Passa Quatro, onde conhecemos a cachoeira de Iporã, na Floresta Nacional de Passa Quatro.

Além da cachoeira, a Floresta Nacional de Passa Quatro também encanta pela beleza de seu paisagismo e espaços destinados à visitação: lagos ornamentais, praças, jardins, quiosques, parque infantil e fonte de água potável.

Após a visitação à cachoeira de Iporã, retornamos para a capital de São Paulo.

Nesta viagem a Maria Julia pôde andar a cavalo pela primeira vez e conhecer de pertinho uma cachoeira. O aniversário foi meu, mas o presente foi nosso. ♥

Quer rever as viagens do nosso diário onde a Maria Eduarda passeou pela primeira vez a cavalo e visitou pela primeira vez uma cachoeira? E só clicar aqui (Campos do Jordão, SP) e aqui (Brotas, SP).

Gosta do clima ameno e agradável de Minas Gerais? Visite também Monte Verde.

Hospedagem

Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro
Endereço: Passa Quatro – MG
Telefone: (35) 3371-1356

Quer ver mais fotos sobre a nossa viagem? Siga-nos no Instagram!